Trabalho em excesso pode prejudicar a mente?

Uma dúvida muito comum entre os profissionais do marketing digital é o trabalho em excesso pode ou não prejudicar a mente.

A verdade é que o trabalho em excesso não só pode afetar a mente, mais também pode causar danos profissionais e físicos.

Benefícios de trabalhar

O trabalho seja ele do marketing digital ou não, pode trazer benefícios a saúde.

Porem, para trazer benefício, é necessário que o indivíduo trabalhe no que goste, pois assim o trabalho fica mais produtivo e muito mais prazeroso.

Quando trabalhamos no que gosta, tendemos a fazer com mais amor e seriedade. Com isso é liberado pelo cérebro alguns neurotransmissores chamados de hormônios da felicidade.

Esses hormônios da felicidade são a dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Quando trabalhos com prazer tendemos a liberar mais esses hormônios o que é muito benéfico a saúde no geral.

A dopamina, por exemplo, faz a regulação dos processos motivacionais, ou seja, é a que nos faz agir para alcançar nossos objetivos. Já a serotonina é o neurotransmissor conhecido por ser responsável por promover sensação de prazer e bem-estar.

A endorfina é responsável por combater a ansiedade, depressão e o estresse. E a ocitocina é responsável por promover sensação de confiança, auxiliando a criação de laços nos relacionamentos de modo geral.

No geral, a falta desses neurotransmissores provoca diversas alterações em nosso cérebro, desde pequenas mudanças comportamentais até quadros clínicos mais graves, como a depressão.

Não é atoa que muitos profissionais recorrem a alguma pílula da inteligência para aumentar esses hormônios o que pode ser muito mais perigoso, pois algumas marcas dessas pílulas podem conter substâncias nocivas a saúde.

Síndrome de Burnout

Síndrome do burnoutUm dos problemas que o excesso de trabalho pode proporcionar é a Síndrome de Burnout.

Acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco no trabalho como fonte exclusiva de prazer levam ao esgotamento físico e mental o que é chamado de Síndrome de Burnout.

Pouco se fala, mas a Síndrome de Burnout é um problema que afeta homens e mulheres de diversas áreas, inclusive os profissionais do marketing digital.

A Síndrome de Burnout é um mix de fatores pessoais, profissionais e sociais. Entre as causas individuais destacam-se o perfeccionismo, que leva à busca de uma excelência às vezes impossível, e o idealismo em relação à profissão, cobrando um engajamento pessoal para além dos limites.

Esse mal é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pelas leis brasileiras como doença ocupacional. Por isso, um dos tratamento é o afastamento do trabalho para reprimir o problema.

Para saber mais detalhes da Síndrome de Burnout, leia:

https://claudia.abril.com.br/saude/burnout-os-sinais-da-sindrome-que-e-causada-pelo-esgotamento-no-trabalho/

0 comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *